Acredite em você

Uma das maiores dificuldades do ser humano está na capacidade de acreditar em si mesmo. E não é por falta de conhecimento espalhado por ai em livros e pela internet a fora, não, não, temos uma quase necessidade de crer no que está fora de nós, talvez para justificar nossas escolhas, muitas vezes infelizes.

Cremos no que os outros falam, no que os jornais escrevem, no que a mídia mostra, mas somos muitas vezes incapazes de ouvir nosso coração, nossa intuição, perceber nossa força, nossa vontade, nossos sentimentos e pensamentos. Estamos a mercê de tudo que está fora de nós, isso é muito sério, isso nos distancia de nós mesmos.

Como psicóloga percebo que muitas pessoas sabem falar e falam das outras pessoas com naturalidade, optam sobre suas escolhas, seus relacionamentos, sobre suas roupas e atitudes, mas quando questionadas sobre elas mesmas não sabem dizer ou nunca pensaram sobre isso. Sobreviver desse jeito pode ser até mais fácil, porque viver de verdade requer responsabilidade sobre suas escolhas, e convenhamos ninguém quer ser responsável por nada. Pelo menos nossa sociedade nos mostra isso todos os dias!

Não importa quando descobrimos isso. Mais que quando é necessário descobrir que somos capazes de mudar nossa vida. Que dentro de cada um de nós existe a solução para nossos problemas, a determinação para superar os obstáculos, a cura de muitas doenças e principalmente, a certeza de quem somos e do que podemos fazer. Essa consciência pode acontecer hoje, com seus 6, 17, 25, 40, 70, 100 anos! Depende exclusivamente de você.

Acredite que você é capaz de superar medos, fobias, síndromes de Pânico e tantas outras doenças. Não desista de vencer a cada dia seus monstros internos. Ninguém, além de você, pode acabar com toda essa ansiedade que te ronda dia e noite, que leva seu sono, sua tranquilidade, a sua paz.

Acredite que você é capaz de superar toda perda, seja de entes queridos ou de relacionamentos. Você é maior que qualquer tristeza, qualquer depressão. Ninguém nunca vai sentir a dor que seu coração tanto sente, a não ser você mesmo. E por isso mesmo você é capaz de sofrer e se refazer das suas próprias cinzas.

Acredite, você é capaz de superar qualquer adversidade, seja financeira ou doença. A cada dificuldade vencida você se torna mais sábio e forte para superar as outras que ainda virão, porque faz parte da vida enfrentar todo tipo de problema e você está aqui e precisa seguir firme na sua jornada, independente se vai cair, quantas vezes terá de levantar, mas a certeza de seguir cada dia de cada vez no seu ritmo, no seu compasso.

Acredite que você é capaz de grandes feitos, de revolucionar a ciência, de escrever grandes livros, de trabalhar e ser reconhecido, de formar uma família, de ser um grande atleta, de vencer inúmeras batalhas e superar qualquer limitação. Porque você é capaz, porque cada ser humano é único. Se torna merecedor aquele que acredita em si, no seu talento, no seu dom, na sua perseverança.

Então pare de buscar fora sua felicidade, grande ou pequena ela está ai dentro de você. Quando você começar a acreditar na sua imensurável capacidade de vencer, de superar, de conquistar, de surpreender, de inovar, de reinventar, de amar, de ser você mesmo, a vida muda, o mundo muda, porque antes de tudo a mudança aconteceu dentro de você.

Eu sei que é mais fácil ouvir conselhos, ouvir do outro o que fazer para resolver os problemas das nossas vidas, mas nada na vida é como receita pronta, o que serve pra mim dificilmente servirá para a outra pessoa, então cada um deve buscar na fonte inesgotável que existe dentro de si. Somos ilimitados e cheios de potencialidades ainda desconhecidas, enquanto ouvirmos os outros não iremos conhecer o que carregamos dentro de nós.

Como disse Carl Jung, “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”, é preciso despertar dessa forma que vivemos e olharmos mesmo para dentro de nós. É claro que muitas vezes é preciso uma ajuda e ai entra o meu trabalho como psicoterapeuta, mas, mesmo assim, eu apenas sou uma mera espectadora, o protagonista será cada pessoa que estiver disposta a abrir bem os olhos e enxergar além do conformismo e das lentes sujas que as outras pessoas nos emprestam e das quais usamos sem questionar.

Quem tiver coragem para tanto nunca mais irá retroceder, um olhar que seja é suficiente para ir cada vez mais fundo em busca do autoconhecimento. Quem se conhece sabe que mesmo caindo vai se levantar, porque reconhece a força que tem e a capacidade de vencer qualquer situação, por mais difícil que possa parecer. Uns a chamam de Deus, outros de felicidade, outros de força interior, alguns de subconsciente, uns de intuição, etc., não importa o nome, o importante é saber da sua existência e do que ela é capaz de fazer por você. Acredite!

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.