Por que muitos casamentos estão acabando?

Seria mais fácil explicar a lei da gravidade que analisar todos os alicerces dos quais o amor se mantém. É notório que muitos casamentos têm acabado com grande facilidade e encontrar uma pessoa que queira algo mais sério tem diminuído a cada dia. Por que será?

Um dos graves problemas está antes de iniciar um relacionamento sério. Muitas pessoas ficam angustiadas por não conseguirem se casar até uma determinada idade, essa é uma questão que apressa as escolhas e infelizmente faz com que muita gente se case no desespero o que não vai trazer felicidade conjugal.

É comum para nossa sociedade considerar um parceiro como um grande prêmio para combater a solteirice, como se isso fosse garantia da tão sonhada felicidade, mais uma vez a cobrança externa nos faz errar nas escolhas íntimas da nossa vida. A pressão às vezes é tão grande que alguns preferem aceitar estar ao lado de qualquer pessoa sem conhecer realmente quem é.

As pessoas precisam entender que não se casar ou não ter filhos não indica fracasso pessoal. É algo que está acontecendo no momento, o que também não quer dizer que em outra situação na vida não encontre uma pessoa capaz de despertar essas vontades em seu coração.

Outras pessoas já se conformaram em ter um parceiro sem sentir amor, carinho ou nem mesmo respeito. É bastante improvável que uma pessoa ame várias vezes na vida, a paixão sim pode acontecer mais vezes e acaba na mesma intensidade que inicia. Por isso deve-se aproveitar as poucas oportunidades para realmente sentir o amor verdadeiro.

A maioria das pessoas que relacionamos não nos oferecem muito, cada vez mais magoadas e ressentidas ou até mesmo vazias, são incapazes de ter valores que seriam essenciais para durabilidade de uma relação. O olhar está no exterior, o interior passa despercebido e pouco atrai os solteiros de hoje em dia. Malha-se muito os músculos, mas são extremamente frágeis e encurtados os sentimentos. Cuida-se da pele, do cabelo, do abdômen, retira-se gorduras indesejáveis, mas o coração está cada dia mais amargurado, um depósito ambulante de mágoas e recordações traumáticas que impossibilitam o surgimento de um sentimento como o amor.

Ao mesmo tempo que se acumula todo o tipo de ressentimentos, não se preenche com o que realmente importa. O que você acredita? Que sentido tem a vida pra você? Que valores são os que regem sua vida? Perguntas assim não passam pelas vozes espalhadas por ai, isso me preocupa muito. Casa-se pelo corpo malhado. Casa-se para fugir do convívio familiar. Casa-se pela conta bancária. Casa-se pelos lugares que você poderá ir. Casa-se pela beleza exterior. Mas raramente vejo as pessoas se casarem pelos sonhos semelhantes, pelos objetivos em comum, pelo que realmente admiram um no outro.

Isso reduz significativamente as possibilidades de que uma pessoa ser feliz. Estar bem acompanhado é muito mais do que dizer que está com alguém. Muitas pessoas estão sempre com alguém, isso é muito fácil de conseguir, basta sair um dia e terminar a noite com uma moça/rapaz ao seu lado, mas poucas estão acompanhadas com pessoas que acrescentam algo, que venham a somar, que queiram partilhar sua vida, não apenas seu corpo.

Quando uma pessoa está disposta a encontrar alguém para compartilhar uma vida juntos precisa de uma boa autoestima. Depois de vários fracassos e tristezas com relacionamentos que não deram certo é imprescindível ter uma autoestima bem estruturada para compensar toda a falta de sorte das experiências anteriores que foi vivenciada, porque caso contrário nos fecharemos como ostras sem dar chance para novos relacionamentos.

É preciso tomar cuidado para não se tornar um depósito de lixo, muitas pessoas depositam suas carências ou defeitos nos seus parceiros. Encontrar a companhia que você deseja depende de como você está em relação a sua autoestima e de não diminuir suas expectativas, saber o que se quer e o valor que se tem não pode ser deixado em segundo plano.

Já escrevi muitas vezes que o amor romântico está em desuso, até ridicularizado, e isso gera problemas difíceis para aqueles que sonham em encontrar alguém para amar e ser amado. A descrença leva a falta de fé, na vida, nas pessoas, nos sentimentos. Quem não acredita em nada como pode desejar ser amado?

Há várias pessoas que não sabem diferenciar um amor verdadeiro de um amor tóxico, que não são capazes de amar ou que simplesmente generalizam suas frustrações e a projetam nos demais, mas isso não transforma todas as experiências em um trauma. Cada pessoa é única e a chance sempre é grande a cada recomeço de ser feliz.

Por isso antes de iniciar qualquer relacionamento mais sério tome cuidado com suas escolhas, avalie aquilo que é importante para você, não se iluda com mudanças após o casamento, realmente muda-se muito, mas de outra forma. Muitos defeitinhos serão revelados, mas transformação de caráter, por exemplo, não vai acontecer.

Quem está num casamento e agora sente insatisfação deve avaliar bem seus sentimentos e os do parceiro também. Muitas vezes enfrentar dificuldades conjugais é muito natural e comum. É preciso maturidade para contornar e superar as adversidades. A verdade é que muita gente não tem paciência de tentar, de querer resolver, no primeiro obstáculo já desiste e deixa a fila andar, sem saber que no outro relacionamento o mesmo acontecerá, até que aprenda a resolver seus problemas internos que afetam qualquer relação que tiver.

Ninguém nunca dirá que um casamento será fácil, mas será mais feliz o casal que encontrar no outro um pouco de si mesmo. Uma relação é compartilhamento de alegrias e tristezas, de vitórias e derrotas, de saúde e doença, de harmonia e desentendimentos. Estar ao lado só quando tudo está indo a mil maravilhas é tremendamente fácil, mas enfrentar todas as adversidades da vida ao lado de uma outra pessoa requer paciência, tolerância, compreensão e muito amor.

Acredito que até para os mais céticos, ninguém inicia um casamento pensando em se separar, por isso lutar pela sua manutenção seja um grande desafio diário. Mas tudo tem que ser recíproco, os dois lados devem ceder. O amor tóxico mata tudo a sua volta e esse sentimento não mantém casamento algum, aprenda a diferenciar.

Todos sonham em ter alguém ao seu lado para compartilhar uma vida feliz, mas quem ainda está na busca saiba atentar-se a olhar o que é invisível aos olhos. Saiba o que é importante para você e sempre esteja atenta para ver no outro parte dos seus sonhos, quem chega pra somar fica, mas quem chega pra tirar, não deve nem entrar.

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.