É preciso se reinventar todos os dias

Acredito que de todas as maiores dificuldades que o ser humano tem é estar motivado todos os dias. Acordar e ver tudo azul, azul da cor do mar não é nada fácil, nem para quem mora de frente para a praia.

A vida tem seus altos e baixos, e por vezes parece que anda mais em baixo que em cima, manter o otimismo, o entusiasmo, acreditar que tudo ficará bem no final demanda uma força extraordinária.

Existem pessoas capazes de lidar com as adversidades de forma bem diferente das demais. O que nós, seres mortais fazemos? Reclamamos, depois lamentamos, depois resolvemos os problemas, quando dá para resolver e se não der empurramos com a barriga, lá na frente nos tornamos ressequidos, magoados e frios como uma boa ferradura velha.

Qual o segredo então? O que essas pessoas motivadas fazem que eu não faço? Eu sei que essas perguntinhas batem ai na sua cabeça de vez em quando, gerando um desconforto quase como uma enxaqueca chata depois de ingerir muito álcool.

As poucas pessoas motivadas também se desmotivam sabia? Não existe um ser humano nesse mundo que não se abale com as dificuldades que enfrenta, a diferença está em como elas veem os problemas.

Não existe problema insolúvel, mas quando ele acontece, dependendo de como estamos (estado mental e físico) encaramos de uma forma positiva ou terrivelmente negativa. Os problemas sempre existirão, para ricos e pobres, do ocidente e do oriente, não importa onde e quem somos. Eles virão.

É importante termos dentro de nós algumas competências que nos auxiliarão muito como a fé, a esperança, a gratidão, a resiliência, a paciência, o dinamismo, a paz e o amor. São esses sentimentos que nos tornarão capazes de ver os problemas sobre outro prisma.

Cada vez que surge alguma adversidade somos testados em nossas habilidades, é necessário sair da zona de conforto e tentar mais uma vez alguma coisa que nos é desconhecida, e isso nos torna mais fortes e maduros frente a vida.

Quando surgir alguma dificuldade como problemas financeiros, doenças, dificuldades emocionais, desafios no trabalho, problemas de relacionamentos, perdas significativas entre outros, acredite, dentro de você há uma grande capacidade de superação, e você não precisa ser otimista para crer nisso, apenas confiar em você.

Todos precisam se reinventar de alguma forma em algum momento da vida. Pode acontecer tantas coisas…  E acontecem. E se não podemos mudar o que é imutável, então devemos aprender com ela como devemos ser.

A vida não é ruim, não é maquiavélica, não é injusta e nem seletiva. Pelo contrário, ela está aqui para cada um de nós, oferecendo o mesmo para todos, todos os dias. Cabe a cada um buscar sua forma de vê-la, as dificuldades existirão, se não aprendermos pelo amor, seremos submetidos a dor, mas não pela vida, mas por nós mesmos, por nossas escolhas e nosso conformismo.

Um pássaro, por exemplo, quando está repousando em uma árvore nunca teme que o galho se quebre, mesmo que isso possa acontecer, pode ter apodrecido, pode vir um vento forte, ou outra coisa pior, mas sua confiança não está no galho, nem mesmo na árvore, mas na sua capacidade de voar, está nas suas asas.

Mesmo que a maioria das pessoas lhe digam o contrário, mesmo quando não ver uma luz que seja no fim do seu túnel, mesmo que as possibilidades estejam se findando, ou até quando os outros lhe tirarem o fio da esperança, confie em você, existe uma força enorme dentro de cada um de nós, é preciso despertar e ver. Acredite em você e se reinvente quantas vezes for necessário, você é capaz!

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.