A vida é um Trem-Bala

resize-img

Tem dias que isso acontece. A gente questiona a vida, o tempo que voa, que passa rápido demais… As coisas que fez e principalmente as que deixou de fazer… Dá um aperto no peito porque cada segundo vai para sempre, o que fica são lembranças, boas e ruins…

Por isso não é necessário querer tudo na vida, há coisas, pessoas, bens e lugares que não vão entrar na nossa bagagem, nem nos nossos roteiros e muito menos em nossos corações. Há muita coisa que fica para trás.

Só não podemos deixar para trás o que é essencial, para depois não nos lamentarmos pela vida a fora, independente da idade que tivermos. Lamentar cansa, angustia, melhor é fazer dentro do limitado tempo que nos foi dado o melhor que pudermos, e isso inclui escolher bem tudo que iremos querer ao nosso lado.

É necessário valorizar nossa família. Não importa o grau de afeto, todo filho vai querer um abraço da sua mãe, todo pai vai querer um beijo do seu filho, mesmo que seu pai seja seu avô, mesmo que seu filho seja seu sobrinho. Não importa quem desempenha o papel, o importante é haver uma troca, porque necessitamos disso. Então se você tem os seus vivos, corra e abrace com carinho, diga o quanto os ama. Sem cerimônia, sem esperar a hora certa, porque certo mesmo é que a vida passa rápida demais.

Realizar os nossos sonhos é algo que não pode ficar para trás. Cada um tem uma lista, ou deveria ter, um a um deve ser realizado, mesmo os sonhos mais simples. Uma vida sem sonhos já está morta. Por isso faça um cronograma ou anotações e realize. Não desista pela dificuldade, nem pelo o que os outros dirão.

Valorize as coisas simples da vida. A chuva, as árvores, as nuvens, os sorrisos, os animais, as crianças, o mar, o vento, a calmaria, os pés descalços, os olhares, as covinhas de um sorriso…

Não deixe passar despercebido o que dá sentido à vida. Pegue seu filho no colo, conte historinhas para ele, sinta seu abraço, toque seus cabelos, sinta seu cheiro, veja enquanto adormece…

Ouça os mais velhos, escute as histórias de seus avós, saboreie o tempo deles que já está no seu fim, reconheça o amor passado pelo gesto simples de ter feito sua comida preferida.

Saia com sua mãe, abrace com carinho, toque sua face, diga o quanto a admira, presenteie com tudo de melhor. Ela é um presente divino, uma extensão do amor de Deus. Passe momentos olhando suas rugas e contemplando cada minuto para ter certeza que fez tudo por alguém que fez muito mais por você.

Ande de mãos dadas com seu pai. Sinta suas mãos grossas de tanto esforço por ter lhe dado o melhor que podia. Diga que o ama, não tenha vergonha. Dance com ele, deixe que coloque sua cabeça em seu colo e faça carinho em seus cabelos grisalhos. Seja um bom filho. Guarde essas lembranças.

Encontre seus irmãos, saboreie o tempo com eles. Relembre as histórias vividas juntos, sejam amigos, cumplices, parceiros. Sinta a felicidade por suas conquistas, ajude-os a crescer, ame seus sobrinhos, tenha-os como seus filhos também. Nunca sinta inveja ou fique anos sem conversar, é perda de tempo!

Ligue para seus amigos. Não desista de alguém por falta de tempo. O tempo anda curto para todo mundo, mas somos nós que determinamos o que fazer com cada segundo, quem vai ter a nossa prioridade. Esteja presente, faça falta, mostre consideração, saiba perdoar, tenha paciência e principalmente esteja lá quando ele precisar.

Ame sempre. Não importa se é um relacionamento de 50 anos ou de 2 semanas, ame. Viva intensamente a paixão, sinta saudade, faça cafuné, seja companheiro, esteja presente, elogie, reconheça. As pessoas entram em nossas vidas para somar. Esteja sempre aberto para amar, mesmo que isso possa fazer sofrer pelo decorrer da vida. As pessoas não são iguais, por isso permita-se.

A falta de tempo pode nos deixar loucos em alguns momentos, mas o importante é valer a pena cada segundo. Chegar ao topo do sucesso não é importante, mas o caminho que se levou até chegar lá. Uma conta bancária recheada no fim da vida não é garantia de ter um coração cheio de amor. Estar rodeado de pessoas não quer dizer que se tem amigos para todas as situações.

A gente não pode ter tudo na vida, mas podemos ter tudo que precisamos para uma vida feliz. O dinheiro não é capaz de comprar tudo e é insensatez correr contra o tempo para ter tudo, sendo que esse tudo não é nem metade do que é essencial numa vida inteira, então, guarde lembranças de amor, não bens materiais.

A vida é um Trem-Bala, quando menos esperamos ela se foi. E nós somos meros passageiros prestes a partir, então se hoje ainda há tempo, aproveite para fazer aquilo que está guardado em seu coração. Não deixe para depois. Quem sabe quando será a hora de descer no ponto final para sempre?

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.