O que o fantasma da “crise” está fazendo com você?

awebic-criativos-8

Vou falar uma coisa para vocês, se a gente deixa, eles usam a crise como a desculpa perfeita. Prendem as nossas mãos, amarram os nossos pés, fecham a nossa boca, abrem a jaula dos nossos medos e minam os nossos sonhos.

Já reparou que tudo que acontece de ruim nos dias atuais é culpa da crise?! Mal a gente percebe, atiçam nossas inseguranças contra nós mesmos, até elas rosnarem feito cachorros loucos, babando raiva em nossa cara. E a gente começa a temer, a se esquivar, a retroceder…

Pelo simples motivo, porque a gente deixa, eles levam todos os nossos sonhos embora e os usam para fazer sabão. Nos governos, uns aumentam os impostos que o povo paga, outros reajustam os próprios salários para cima. E a gente deixa. E eles falam que é por causa da crise…

As pessoas estão morrendo nos corredores dos hospitais, quando conseguem entrar nele. A gente aceita e deixa. Os profissionais de saúde atendem mal, porque recebem mal, porque mal conseguem viver com o salário miserável que recebem, quando recebem! Todos querem uma solução, mas a resposta é sempre a mesma, é culpa da crise!

Nas ruas tem os que agridem, os que roubam, os que matam. A violência anda solta e desgovernada. E todos põe a culpa em quem? Na crise!

A educação está terrível. Não sei mais como vai parar o ensino no nosso país. Os jovens terminam o ensino médio mal sabendo escrever. Não sabem interpretar textos, não sabem conjugar verbos, não sabem fazer uma conta, não se interessam pela história, não sabem diferenciar cidade de país, mas a culpa é da crise! E a gente deixa e aceita.

O desemprego é um pesadelo, as pessoas buscam alguma oportunidade, mas a oferta de mão de obra está tão grande para poucas vagas, daí seria bom usar a criatividade e abrir um negócio próprio, mas ai vem eles e injetam o medo, criam a insegurança e desmotivam os poucos otimistas, tudo porque estamos em crise… Só porque a gente deixa.

Nas empresas, uns são demitidos e outros não. Mas os que ficam aceitam a condição de trabalhar por dez. A gente aceita o trabalho que infelicita a vida, aceita ser tratado com descaso, aceita a vida miserável, e a culpa sempre é da crise!

Deixa porque a crise quando se instala no coração da gente faz um estrago enorme. Faz de nós máquinas de sentir medo e moer sonhos. Coisa triste isso… Então a gente deixa ser levado por ela. Por medo, a gente aceita ganhar mal, comer mal, dormir mal, amar mal, viver mal porque “antes assim do que nada…”

Infelizmente a gente aceita qualquer desculpa fácil, cínica e vil para uns pagarem menos e outros trabalharem mais. A gente aceita e deixa. Poderia ser muito diferente. A gente poderia ter muitas saídas, quando tudo parece o fim, enquanto estamos acreditando que passamos pela maior crise do nosso país, pessoas estão enriquecendo todos os dias, outras estão abrindo seus negócios, outras estão experimentando viver fora, outros se desenvolvendo profissionalmente, outros se redescobrindo…

Mas a maioria deixa, aceita, acostuma, reclama… Deixa porque tem medo. Deixa porque não quer perder. Deixa porque não quer pensar. Deixa porque perdeu a esperança. Deixa porque ouve demais os outros. Deixa porque não é grato. Deixa porque não vê as oportunidades diárias. Deixa porque não acredita mais em si mesmo. Deixa porque mal percebe que já perdeu. A gente deixa. E tudo piora mesmo, mas a crise, coitada, não tem culpa!

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.