Pessoas que só sabem reclamar, “uhuuu” para elas!

frases-de-agradecimento

Você já percebeu como reclamação é um bichinho que tem facilidade em se reproduzir sozinho, e pior, seu filhote já nasce grande, geralmente maior que a reclamação mãe. Uma única reclamação é suficiente para quem a ouviu já reclamar na sequência. Aí o outro faz o mesmo e mais alguém já sai reclamando também.

Quantas vezes não presencio uma verdadeira competição de quem reclama mais: “Estou gripada!”, vem o outro e completa: “Eu também, mas a minha já faz uma semana e não vai embora!”, o outro não querendo ficar atrás: ”Uma semana? Estou com o corpo todo dolorido há 10 dias…”, daí o outro pergunta: ”Mas você tem enxaqueca também?”, o outro completa: ”Ah, eu estou com enxaqueca e febre!”, o outro tentar ficar “por cima”: ”Vixi, e eu?! Mal consigo abrir os olhos”. É competição de quê? De quem está sofrendo mais?

Gente do céu! Penso que é na verdade, uma simples busca por atenção, somado a uma dificuldade de pedir a tal atenção. É raro alguém chegar pra você e dizer: “Me diz que estou linda hoje!” ou “Me conte minhas qualidades por favor, que estou meio pra baixo”, ou ainda “Alguém pode me dar atenção por favor que estou carente”… Seria tão mais produtivo e verdadeiro!

Isso decidi no início desse ano, que minha promessa principal seria bem simples e muito fácil de cumprir, diferentemente daquelas promessas praticamente impossíveis que costumamos fazer a cada Réveillon! Eu decidi que vou colocar um “Uhuuu!” em cada coisa boa que acontecer comigo nesse ano.

Quando falo de “cada coisa boa” não estou dizendo sobre ganhar na mega sena, ser promovida, fechar um super projeto, lançar um livro, abrir meu próprio negócio. Nada disso!

Falo sobre aquelas pequenas (que de tão pequenas costumam passar despercebidas, sabe?) realizações como: dormir um pouco mais no final de semana, assistir a um filme no sofá com as pernas em cima do meu marido, numa tarde fresquinha e chuvosa, agradecer aos primeiros raios de sol que chegarem morninhos e aconchegantes, pela manhã, me mostrando que estou na hora certa, no lugar certo. Cada novo leitor do meu blog que eu conquistar, cada sorriso das pessoas que convivo, cada coisa gostosa que eu comer, cada açaí que tomar, cada pessoa que eu conseguir tornar sua vida um pouco melhor, cada sorvete que eu experimentar (se for de um sabor diferente então, merece dois “uhuus!”), cada piada engraçada que me contarem, cada prato diferente que eu conseguir fazer, cada reconhecimento que eu receber em cada trabalho bem realizado que eu fizer e “ufa!!!” a lista é enorme e não para por aí.

Mas pode parar se eu mudar meu foco para aquilo que tenho para reclamar. São duas direções distintas e tenho certeza que a direção que eu decidir manter meu foco por mais tempo terá uma lista maior. Seja de coisas para reclamar ou de coisas “uhuus”, então eu escolho olhar o que me faz bem!

Vou te contar o momento em que me deu essa ideia “uhuuu”: Fiz aniversário mês passado e todos cantaram de modo normal o parabéns. Enquanto eu canto de forma diferente e engraçada. Sempre usei esta expressão, mas senti neste ano que pode ser uma grande benção conquistar mais um ano de vida e com ele compartilhar momentos felizes com pessoas especiais, naquele dia me deu uma vontade de gritar bem alto: “Uhuuuuuu”!!!

Se cada pessoa colocasse um simples “Uhuuu” no que faz diariamente, por exemplo: “Vou comprar um sorvete, uhuuu! Vou jogar futebol, uhuuuu! Vou brincar com meu filho, uhuuuu!, aposto que nossa vida seria diferente na “rotina nossa de cada dia”, no trânsito , nas empresas, nas plateias, nos restaurantes, nas famílias, em qualquer lugar!

Mas isso não é tão simples quanto pode parecer, pois o “Uhuuu” tem dificuldades de reprodução, é medroso, se esconde ou foge por qualquer razão, é envergonhado e se uma reclamação aparece, ele desaparece de vez.

Um “uhuuu” dificilmente ganha de uma reclamação, por isso é preciso ser teimoso e enfrentar o mundo reclamão que muitas vezes encontramos lá fora. Da mesma forma que canto meu parabéns “diferente” e muitos me olham de forma esquisita, como seu eu fosse uma louca varrida.

Mas vale a pena insistir, sabe por quê? Eu aposto que valorizar as pequenas coisas, ser grata por tudo de bom que acontece todo santo dia são segredos para a felicidade. Assim não temos que esperar grandes realizações para finalmente sermos felizes e dá para ficarmos felizes agora mesmo. Uhuuuuu!!! Viu que fácil?!

É só você não deixar o efeito ”uhuuu” se perder pelo meio do caminho! E olha que nós já estamos em fevereiro, já é quase o meio do caminho. É aqui que as promessas de Réveillon se perdem e os sonhos perigosamente podem decidir esperar para o próximo ano.

É só você não esquecer de procurá-lo em cada pequena coisa que acontecer ou que você conquistar! E 2016 ainda tem tempo para tantas realizações… É só você lembrar que colocar o “uhuuu” é uma decisão de cada um, mesmo parecendo ser uma sorte! Muito, mas muito mesmo, “UHUUUUUUU!!!!” pra você!

 

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.