Empreendedora, eu? Formas de lidar com a crise!

executiva

Eu muitas vezes pensei que ser empreendedor era uma característica de pessoas capazes de criar e se aventurar em negócios próprios, dotadas de criatividade, coragem e muita sorte, no entanto, as características empreendedoras se encaixam na vida de todas as pessoas, afinal é possível ser um profissional empreendedor. Com um cenário onde a economia é mais retraída, inovar pode ser a solução para diversas organizações.

Com as incertezas do mercado atual as empresas devem se reinventar, criar novos posicionamentos e apostar em estratégias específicas para o momento. É preciso inovar e crescer mesmo em períodos de retração da economia, mas como fazer isso?

Para começar, seja o melhor em seu segmento. Cortar despesas é fundamental para todo negócio, mas em momentos de crise, a qualidade é o que diferencia o seu produto/serviço dos demais concorrentes.

As empresas que se responsabilizam em trazer inovação e tecnologia para agregar qualidade no serviço prestado, além de fidelizarem o público, consequentemente, conquistam credibilidade no mercado.

Só o empreendedor ser comprometido e engajado no seu negócio não basta, é necessário ter uma equipe fiel, competente e motivada para chegar ao sucesso. 

O desfavorável cenário econômico, marcado pela alta das taxas de juros e o retorno do fantasma da inflação, obriga vários setores a demitir, mas lembre-se que a crise é passageira e não vale a pena perder os profissionais que somam no resultado final do negócio.

Por isso, o ideal é remanejar cargos e salários (em curto tempo), para que não precise demitir. Feliz e bem-sucedido é o empreendedor que pode compartilhar com sua equipe as decisões finais da empresa.

Conhecer os clientes. Saber o nome e a preferência de todos os seus clientes ajuda na aproximação com eles. É muito bom entrar num lugar e ser reconhecido e saber que quem está te vendendo algo tem interesse em você e não só em seu dinheiro.

Os novos clientes são os grandes responsáveis pelo aumento de vendas. Por isso esteja preparado para os novos, assim como mantém os antigos.

Muitas vezes o cliente não sabe o que ele quer, espera que você ofereça, assim sugira seu serviço/produto, mas antes pergunte, ouça seu cliente para entender o que ele considera importante, seus sonhos, desejos…

Foque no que é importante para seus clientes. É o atendimento? É a agilidade? É a confiança? É a qualidade? É a tradição? É a inovação? É o quê? Mantenha seu foco nas necessidades do cliente e não ofereça menos do que ele realmente precisa! Faça melhor, surpreenda-o!

Para driblar o período de incertezas, é necessário avaliar com calma as decisões a serem tomadas. Paciência e ambição devem andar sempre juntas.

Definir metas realistas é uma maneira eficaz de analisar o que não deu certo no passado para fazer diferente e ajustar um novo caminho a seguir. Por meio de um planejamento claro, é possível evitar possíveis problemas e se precaver contra imprevistos com mais eficiência e rapidez. Confie no seu potencial, se for um empreendedor diferenciado, conseguirá vencer qualquer crise, melhor que isso, conseguirá tirar resultados surpreendentes até desse momento, pense nisso!

Deixe seu comentário. É muito importante para mim.